Você sabia que cães e lobos compartilham um ancestral em comum? Cerca de 99,96% do DNA canino é idêntico ao do lobo moderno.
Mas basta observar o comportamento dos dois para perceber: são animais completamente diferentes. Seja em florestas, áreas urbanas ou mesmo em grupos selvagens, os cães têm um jeito próprio de viver e interagir com o mundo.
Quando, então, começou essa diferença entre lobo e cão?
Durante muito tempo, a teoria mais aceita era que alguns lobos começaram a se aproximar dos acampamentos humanos, atraídos por restos de comida — ou até por dejetos humanos (isso mesmo!).
Esses lobos mais “ousados” acabaram sendo naturalmente selecionados, por conseguirem viver próximos às pessoas. São eles que os pesquisadores passaram a chamar de “protocães”.
Já os lobos mais ariscos e independentes voltaram para as florestas e teriam dado origem aos lobos modernos.
Mas… novas descobertas mudaram tudo!
Hoje, a teoria mais aceita é outra. E se baseia na ideia de que o próprio ser humano iniciou o processo de domesticação.
Ou seja, em vez dos lobos se aproximarem por conta própria, foram os humanos que escolheram filhotes de lobos com características mais dóceis, tirando-os de suas mães muito jovens (em geral, antes do desmame), e criando-os de forma a facilitar a convivência.
Com o passar das gerações, esses animais foram se tornando cada vez mais parecidos com os cães que conhecemos hoje: companheiros humanos por excelência.
Concluindo… os pets foram os primeiros cães! (E o ser humano, uma versão da Nazaré Tedesco….)
Ao longo dos séculos, o ser humano começou a selecionar cães também para o trabalho. Cruzamentos específicos foram feitos para desenvolver habilidades voltadas à caça, guarda, pastoreio, tração e companhia.
Mas o famoso “cão de companhia” nunca saiu de moda — e segue sendo o favorito de muita gente até hoje!
E você?
Já conhecia essas teorias sobre a origem dos cães?
Conta pra mim nos comentários se você quer que eu aprofunde mais o assunto em um próximo post!
Referência: Serpell, James. Commensalism or Cross-Species Adoption? A Critical Review of Theories of Wolf Domestication, 2021.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33937382/#full-view-affiliation-1