Dri Torres consultoria canina

Foto minha, mulher branca de meia idade, cabelos na altura dos ombros, com mechas loiras. Ele um cão kuvasz de pelo branco farto e ela uma dogue alemã de pelo branco e manchas na cabeça. Eles cheiram meu rosto e eu estou sorrindo olhando para o Jack à minha direita. Estou sentada na grama e atrás tem uma paisagem bucolica.

Bem vindes!

Olá! Meu nome é Adriana Torres, mas podem me chamar de Dri. Sou administradora com especialização em marketing, comunicadora por vocação e treinadora canina por puro hiperfoco. Moro em Belo Horizonte, numa casa que apelidei carinhosamente de Recanto dos Bichos. Já imaginou o motivo? 😄

Minha história com os cães

Sou uma mulher autista, diagnosticada aos 47 anos, quatro anos após o diagnóstico do meu filho Leon. Tenho altas habilidades verbais, mas reconheço que a interação social nem sempre é meu ponto forte. Felizmente, meus clientes costumam compreender meus desafios — e é por isso que estamos juntes nessa caminhada.

Na página Neurodiversidade, conto um pouco mais sobre essa parte tão essencial da minha história.

🔗 Da comunicação ao adestramento

Minha trajetória começou na área de vendas técnicas, passando para área de comunicação após minha formação acadêmica, onde atuei por mais de uma década. Mas eu sempre soube que minha verdadeira vocação estava relacionada aos animais, meu hiperfoco de infância.

Tenho formações nacionais e internacionais em análise do comportamento canino, adestramento positivo e ciência do aprendizado canino. Acredito que a educação continuada é o melhor caminho para oferecer um serviço de excelência — tanto para meus clientes humanos quanto para os caninos.

Sou a única brasileira certificada pela Atlas Assistance Dogs para treinar cães de assistência e uma das poucas formadas pela Somar para treinar cães para Serviços Assistidos por Animais. 

❤️ Meu compromisso com o adestramento positivo

Foto minha, mulher branca, de meia idade, cabelos na altura dos ombros meio cacheados com mechas loiras. Estou entra as duas Carolinas da Turma do Focinho, ambas mulheres brancas, sendo a Carol Jardim à direita de cabelos longos loiros e à esquerda a Carol com cabelos escuros. Usamos máscaras no rosto por conta da pandemia.

Conheci a metodologia positiva em um grupo de mães no facebook, em meados de 2013. Eu tinha acabado de dispensar um adestrador que, com o uso de punições, fomentou comportamentos agressivos em meu falecido kuvasz, e estava tentando consertar o “estrago”.

Alida Gerger, também mãe e uma das principais figuras do adestramento positivo no país, acolheu minhas preocupações e me deu as primeiras instruções.

Em 2016 tive o privilégio de contratar a Bela adestradora, que em pouco tempo conseguiu trabalhar os comportamentos reativos do James e me mostrou, na prática, como a metodologia positiva transforma vidas.

Acredito profundamente que só o amor educa — e quero viver em um mundo onde isso seja um consenso. Meu trabalho é guiado pelo respeito, empatia e evidência científica.

*Na foto ao lado, estou ladeada pelas “Carols” da Turma do Focinho, em um dos cursos presenciais que fiz com elas em São Paulo, em 2022.

🧠 Algumas das minhas principais formações

A ordem é de tempo, ou seja, do mais novo para o mais antigo, e não de importância. Todos foram importantes para mim, e tem bem mais do que cabe aqui! <3 

Certificado de conclusão de curso na IAABC Foundation, sobre ciência e aplicação da ciência no treino profissional de cães.
Certificado de conclusão de curso na Atlas sobre treino de cães de assistência.
Certificado de conclusão de curso na Somar, sobre treinamento de cães de SAAS.
Certificado de conclusão de curso Especialização em Adestramento Positivo, com Bruno Leite.
Certificado de conclusão de curso na Turma do Focinho sobre treino prático.
certificado de conclusão de curso Adestramento Funcional 2.0, com Dante Camacho.

Minha missão, visão e valores

Parafraseando Marielle Franco, eu existo porque vocês existem!

Ícone com um coração e uma folha em cima, representando amor e natureza, e um grupo de pessoas (bonecos) com um círculo representando relacionamentos.

Missão
Promover conexões positivas entre pessoas e cães

Promover bem-estar e inclusão por meio do treinamento positivo, facilitando a convivência respeitosa entre humanos e cães, com foco na educação continuada, na valorização da diversidade e na construção de famílias multiespécies mais felizes e conscientes.

Ícone de um desenho de um globo terrestre, com uma estrela amarela em cima e um continente em formato de pata de cachorro.

Visão
Tornar a metodologia positiva referência no país

Fortalecer e expandir o reconhecimento da metodologia positiva como abordagem ética, eficaz e acessível no treinamento de cães de companhia e de funções sociais, contribuindo para uma sociedade mais empática, informada e responsável em relação ao bem-estar animal.

Ícone com uma pata com fundo azul e borda amarelo ouro, com um coração branco no meio da pata.

Valores
Respeito, ciência e bem-estar para todos

O que me guia todos os dias:

  • Amorosidade e respeito: No cuidado com cada ser — humano ou animal. Valorizo a escuta ativa, os vínculos afetuosos e o reconhecimento das diferenças como parte da riqueza da vida.
  • Diversidade e inclusão: Atendo, apoio e colaboro com pessoas de diferentes origens e identidades. Acredito em práticas anticapacitistas, antirracistas e inclusivas, com espaço para a neurodivergência, para os corpos dissidentes e para todas as formas de existência.
  • Transparência e confiança: A base do meu trabalho está em uma comunicação clara, ética e empática com clientes, parceiros e comunidades.
  • Excelência com propósito: Busco a melhoria contínua por meio de formação qualificada, com instituições sérias e comprometidas com a ciência e a ética.
  • Compromisso com o planeta: Cada escolha importa. Atuo com consciência socioambiental, entendendo que o bem-estar humano está conectado ao bem-estar de todas as formas de vida.